Além de ser uma opção para driblar o calor, o chopp, quando consumido moderadamente, possui ótimos benefícios para a saúde. O responsável pelos efeitos positivos da bebida é o lúpulo, planta utilizada para conferir amargor. Ele também é utilizado como composto medicinal no tratamento de insônia, nervosismo, dor de cabeça, falta de apetite e até mesmo ação anti-inflamatória.
Conforme uma pesquisa publicada na Revista Chemistry & Biodiversity, durante o estudo, os pesquisadores isolaram 13 compostos da planta que foram aplicados em ratos de laboratório para a comparação com um medicamento anti-inflamatório comercializado atualmente (indometacina).
Depois das análises, ficou comprovado que 11 dos 13 compostos analisados apresentam ação anti-inflamatória semelhante à do remédio. Outros dois compostos foram capazes de retardar a formação de tumores de pele, reduzir sua quantidade e até diminuir a incidência em ratos.
Segundo a ciência, o lúpulo teria até efeito antiobesidade, já que o extrato da planta inibiu o aumento tanto do peso corporal, quanto do peso do tecido adiposo em ratos com uma dieta rica em gorduras. A experiência, que durou 20 semanas, mostrou que o lúpulo foi capaz, ainda, de reduzir o tamanho das células gordurosas e do acúmulo de gordura no fígado, e seu extrato também melhorou a intolerância à glicose, contribuindo para evitar o desenvolvimento de diabetes.
Fonte: Matéria da Revista Ein Bier